9 de julho dia do Diácono


O privilégio de servir



Jesus, ao instruir seus discípulos sobre os princípios que devem nortear a vida cristã, deixou bem claro que a disposição para o serviço desinteressado é elemento de valor fundamental.

O Mestre sempre evidenciou em seus ensinos que a lógica que norteia o mundo não é a mesma que ele apresentou para nós, seus discípulos. Segundo Cristo, o mais valioso no Reino que ele veio instituir não é ser o primeiro, não é ser admirado pelos outros, não é estar nas posições de destaque, mas é sim ser humilde de coração, é buscar a simplicidade, é amar sem esperar nada em troca, é estar pronto a servir de forma desinteressada.

Em um mundo no qual a disputa constante se desenvolve em várias esferas, inclusive na eclesiástica, a realização plena deste discurso é um grande desafio.

No universo batista, um personagem que tem na execução de sua função eclesiástica a possibilidade de reforçar a lógica de Cristo em contraposição à lógica do mundo é o diácono. Este personagem tem em sua gênese o compromisso de servir à comunidade de Cristo de forma desinteressada, pensando sempre no bem comum.

Infelizmente, hoje são muitos os que não dão o valor devido a esta figura. Porém, o fato é que o exercício saudável da diaconia pode ser fonte de grandes benefícios para a igreja atual.

Seja no serviço da mesa da Ceia, participando do memorial no qual é evidenciado o privilégio de servir - inclusive com a vida -, ou no serviço ao Corpo de Cristo no dia a dia, o diácono tem o grande privilégio de testemunhar a cristãos e a incrédulos que se dar pelos outros é um grande privilégio.

É importante ter em mente que a desvalorização atual da figura do diácono é fruto tanto da falta de valorização dada a esta figura por alguns líderes, como da ação de pessoas que não exercem a diaconia com o compromisso e a responsabilidade necessárias.
No entanto, assim como no passado, o ministério da diaconia tem na sua essência um grande potencial de promover pelo exemplo, entre o Corpo de Cristo, a salutar cultura de que o serviço é um grande privilégio.

Que neste Dia do Diácono Batista possamos prestar a homenagem merecida a estes homens e mulheres que têm se dedicado ao serviço em prol do bem comum em nossas igrejas!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mensagem pela passagem do Dia do Diácono

Reunião Plenária UPH